INÍCIO




A Associação Latino-americana e Ibérica de História Social (ALIHS) é uma iniciativa que busca promover, divulgar e desenvolver pesquisas sobre história social no México, na América Latina, na Espanha e em Portugal. Consideramos necessário fomentar uma organização que possibilite discutir a produção historiográfica e as potencialidades da história social, tanto na pesquisa quanto no ensino.

A ALIHS promove congressos especializados para apresentar e debater linhas de pesquisa e problemas metodológicos, premia pesquisas doutorais originais, gera mecanismos de comunicação e divulgação de informações sobre a história social, apoia iniciativas e projetos de vinculação entre pesquisadores dos países latino-americanos, da Espanha e de Portugal, entre outras atividades. A ALIHS é constituída por professores e pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e outras pessoas interessadas na história social. Convidamos todos os interessados a se unirem a esta iniciativa. É muito simples: basta preencher o formulário em anexo e pagar o valor da anuidade. Os sócios poderão participar dos eventos organizados pela ALIHS sem pagar as cotas extraordinárias, acessar livremente o site e receber periodicamente informações da área. Além disso, terão a oportunidade de promover ações e iniciativas nas assembleias e perante o Conselho Diretivo.

A Assembleia Fundacional da ALIHS ocorreu na segunda-feira, 14 de outubro de 2013, dentro do Segundo Colóquio “Historia social, historia plural”, organizado pelo Seminário Permanente de História Social. Nessa assembleia, a criação da ALIHS foi aprovada, assim como seus estatutos, os integrantes do primeiro Conselho Diretivo e o plano de trabalho bienal 2013-2015. No plano bienal, foi acordada a promoção do Primeiro Congresso Internacional da ALIHS, em março de 2015, na Cidade do México, e o Prêmio de melhor tese doutoral em história social.

A Primeira Assembleia Anual Ordinária da Associação aconteceu em 24 de março de 2015, dentro do Primeiro Congresso. Nessa Assembleia foi decidido continuar com os três programas: o Segundo Congresso, que acontecerá em Buenos Aires (Argentina), em março de 2017, o Segundo Prêmio de melhor tese doutoral e o serviço de informações.

As atividades da ALIHS foram reconhecidas no Registro Nacional de Instituciones y Empresas Científicas y Tecnológicas (RENIECyT, México) do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnologia (CONACyT, México) com o número de inscrição 2014/20544. Desde outubro de 2013, 201 sócios se filiaram. Convidamos todos os interessados a se unirem a esta iniciativa. Clique aqui ou envie uma mensagem a alihs_ac@yahoo.com

Encontre-nos no Facebook e Twitter.